BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CREMESP 78.300 RQE – SP 27.614

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Alimentos que previnem doenças

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Sanduíche de peru e rúcula Além de nos preocuparmos com a beleza externa devemos também dar muita atenção ao que comemos, pois a saúde começa na primeira garfada. O que fazemos de errado nas principais refeições: ·      Pular o café da manhã ou, por causa da pressa, optar por alimentos industrializados. ·      A hora do almoço também pode ser prejudicada, principalmente para quem vai a restaurantes por quilo com pouca variedade de alimentos e alto índice de gordura, sódio e açúcar. ·      Um levantamento do Ministério da Saúde, o VIGITEL 2013, apontou que “16% das pessoas substituem o jantar por opções de baixo valor nutritivo, como pizzas, lanches ou salgados. Mas existem alternativas para se alimentar de maneira adequada e balanceada. A Dra. Gisele Rossi Goveia, nutricionista da Sociedade Brasileira de Diabetes dá algumas dicas: ·      Substituir pão branco por pão integral (com grande teor de fibras) ·      Preferir recheios como peito de peru no lugar do presunto ·      Tricardos queijos amarelos por ricota e queijo fresco ·      Incluir vegetais e frutas para compor as refeições Vale ressaltar que o consumo regular de frutas e hortaliças, em cinco ou mais dias da semana é considerado pela OMS como um marcador de padrão saudável na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Para evitar doenças como diabetes, obesidade, pressão alta entre outras, é preciso adotar um estilo de vida mais saudável, aliando atividades físicas ao equilíbrio alimentar, optando por escolhas mais saudáveis mesmo em dias mais corridos.

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