Adriana Vilarinho

Cuidados com a pele negra: o produto certo para hidratar

A pele negra tem um nível alto de melanina, o que promove uma proteção natural ao sol. Além disso, possui mais colágeno que outros tipos de pele, deixando-a mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como rugas e linhas de expressão.

A pele negra pode ser qualquer tipo de pele: normal, mista ou oleosa. No entanto, a oleosa é a mais comum, já que a secreção das glândulas sudoríparas é maior, sendo mais propensa ao surgimento de acne e foliculite.

Também devido a grande quantidade de melanina, a pele negra é mais propensa ao aparecimento de manchas (hiperpigmentação e melasma) e devido a maior quantidade de colágeno poderá ser mais propensa a apresentar queloides.

Quais os principais cuidados com a pele negra?

Os cuidados devem começar com o uso de sabonete específico para o tipo de pele (mista, seca ou oleosa) e uso de protetor solar diário fator de proteção 15 no mínimo (apesar da maior proteção natural ao sol). Outros produtos, como séruns com ativos antioxidantes e tônicos/adstringentes faciais, também podem ser indicados pelo dermatologista.

Aposte na Vitamina C

Para evitar manchas são recomendados produtos compostos por vitamina C, ácido kojico, ácido fítico e alfa-hidroxiácidos.

Peelings químicos ou físicos

Já para o tratamento feito no consultório, podem ser realizados peelings químicos (à base de ácidos indicados por dermatologistas) ou físicos (como cristal e diamante – também recomendados por dermatologistas) e lasers, como o Nd:Yag e lasers fracionados.

Hidrate a pele negra contra foliculite

Outra questão comum na pele negra é a foliculite secundária e pelos encravados. Hidratar bem a pele após a depilação com cera ou lâmina de aço ajuda, já que, assim, ela fica mais protegida contra agressões ambientais e inflamações.

A escolha de um sabonete esfoliante também contribui para que não surjam pelos encravados. Caso o problema persista, a depilação a laser pode ser uma opção, dependendo da avaliação do Dermatologista.

Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.

Quer descobrir a causa da queda de cabelo? Agende sua consulta aqui!

Mais blogs

Queremos criar um ambiente confiável através de uma comunicação confidencial, inclusiva e efetiva.

Contamos com seu apoio!