Você sabe qual a relação da vitamina D com a queda de cabelo? Esse composto é, na verdade, um hormônio, cuja função primordial é a regulação do cálcio no nosso corpo.
No entanto, hoje já se sabe que ele também influencia no organismo de diversas formas. Uma das suas ações importantes, por exemplo, é na modulação da nossa imunidade.
Falta de vitamina D e queda de cabelo
Há receptores de vitamina D em variadas células, inclusive nas que mantêm a integridade do folículo piloso (cavidade de onde sai o pelo). A vitamina D, portanto, tem ação na estrutura do fio e no ciclo de crescimento do pelo. Por isso, muitos estudos são realizados em todo o mundo para comprovar a relação entre esse composto e as diferentes doenças dos cabelos.
Alopceia Areata
Na alopecia areata (doença autoimune que causa placas lisas, sem cabelo, no couro cabeludo), estudos sugerem que níveis baixos de vitamina D podem agravar o quadro e levar à uma queda mais acentuada.
Queda de cabelo
Nos quadros de eflúvio (queda de cabelo), uma das principais causas é justamente a deficiência nutricional. Por isso, na investigação desses pacientes, a avaliação dos níveis de vitamina D é sempre realizada. Níveis muito baixos ou muito elevados podem piorar a queda de cabelo ou retardar a sua melhora.
No entanto, é fundamental o acompanhamento médico para escolha da forma de reposição, quando indicado. Produtos como xampus com essa substância não possuem comprovação científica, pois sua absorção seria mínima. Quando houver deficiência, seu médico poderá fazer a reposição com comprimidos para uso oral, diariamente ou semanalmente.
Procure seu dermatologista e especialistas no assunto.
Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.
Quer descobrir a causa da queda de cabelo? Agende sua consulta aqui!