Manchas escuras nas axilas e virilha: conheça as causas e tratamentos.

As manchas escuras nas axilas e virilhas costumam incomodar algumas pessoas, especialmente na época do calor, quando usamos roupas curtas, biquínis e deixamos o corpo mais à mostra. Não é mesmo?!

Mas por que as axilas e virilha escurecem?

As manchas surgem principalmente devido ao grande atrito que há nessas regiões. A pele fica mais espessa e inflamada, o que acaba estimulando a produção de melanina, levando ao seu escurecimento. Isso acontece especialmente em pessoas mais morenas, que têm tendência à hiperpigmentação.

Além disso, esse escurecimento pode ocorrer em pessoas com alergia a desodorantes ou que tiveram inflamação devido à depilação. Pacientes com diabetes, sobrepeso e síndrome metabólica também são mais acometidos.

Saiba como evitar manchas escuras na pele

Com algumas medidas simples e diárias, podemos minimizar o atrito dessas regiões e prevenir o escurecimento. É importante:

  • Manter a região bem arejada;
  • Investir na perda de peso;
  • Manter o controle do diabetes (se presente).

Evitar procedimentos agressivos, como a depilação com cera e lâmina, sobretudo na área da virilha e axila.

Se a depilação não puder ser dispensada, invista em produtos calmantes e reparadores que evitam a inflamação, como a água termal, hidratantes ou pomadas com corticóides após as sessões.

Está gostando até aqui? Continue lendo abaixo!

Tratamentos contra manchas na pele.

Para tratar esse tipo de mancha pode ser indicado desde o uso de dermocosméticos clareadores até a realização de peelings e lasers (como a luz intensa pulsada, Nd YAG, lasers fracionados ou laser de picosegundos). Ainda pode ser prescrito o uso domiciliar de ativos tópicos clareadores, como hidroquinona e alfa hidroxiácidos, além disso, podem ser associados o ácido kójico, alfa arbutin, entre outros.

A escolha da terapia vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e causa.

Para mais informações, consulte sempre seu dermatologista!

Fonte:

Mais ARtigos