Manchas escuras nas axilas e virilhas costumam incomodar algumas pessoas, especialmente agora no calor, quando usamos roupas curtas, biquínis e deixamos o corpo mais à mostra.
As manchas surgem principalmente devido ao grande atrito que há nessas regiões. A pele fica mais espessa e inflamada, o que acaba estimulando a produção de melanina, levando ao seu escurecimento. Isso acontece especialmente em pessoas mais morenas, que têm tendência à hiperpigmentação.
Além disso, esse escurecimento pode ocorrer em pessoas com alergia a desodorantes ou que tiveram inflamação devido à depilação. Pacientes com diabetes, sobrepeso e síndrome metabólica também são mais acometidos.
Com algumas medidas simples e diárias, podemos minimizar o atrito dessas regiões e prevenir o escurecimento. É importante:
Para tratar esse tipo de mancha pode ser indicado desde o uso de dermocosméticos clareadores até a realização de peelings e lasers (como a luz intensa pulsada, Nd
, lasers fracionados ou laser de picosegundos). Ainda pode ser prescrito o uso domiciliar de ativos tópicos clareadores, como hidroquinona e alfa hidroxiácidos. Além disso, podem ser associados ácido kójico, alfa-arbutin, entre outros.
A escolha da terapia vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, a cor da pele, o tempo das manchas e a causa.
Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.
Quer saber como cuidar melhor da sua pele? Agende sua consulta aqui!