A queda de cabelo afeta tanto as mulheres quanto os homens. Pode ser causada por diversos fatores, mas os mais comuns são a genética, se alguém da sua família tem o problema, aumentam-se as chances de você sofrer com ele. Estresse, oleosidade do couro cabeludo, deficiências nutricionais e alterações hormonais também reforçam o aparecimento da queda de cabelo.
Os fios de cabelos são responsáveis, entre outras coisas, pela proteção contra a radiação solar e diminuição do atrito com a pele. Na maioria dos casos, cada pessoa possui em torno de 100 mil fios de cabelo. Desses, são esperados que caiam entre 100 e 200 por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.
A queda de cabelo não tem idade específica para começar a acontecer. Como ela depende de vários fatores, a principal orientação é buscar ajuda de um especialista ao perceber o problema – que pode ser identificado por um maior número de fios no travesseiro ao acordar, na escova de cabelo ou no ralo do banheiro, por exemplo.
Opte por usar shampoo antiqueda regularmente, de preferência recomendado pelo seu dermatologista.
Procure fazer atividades que relaxam e trazem sensação de bem-estar, como praticar esportes, meditar, ler um livro, ter um hobby.
Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, para evitar déficits nutricionais.
Se perceber uma queda de cabelo excessiva, não hesite em consultar seu dermatologista. Somente um profissional especialista em tricologia poderá recomendar produtos, medicamentos e procedimentos para cada caso.
Há tratamentos de estimulação, feitos com laser, que ajudam a minimizar o problema. Para casos mais graves e com indicação de um dermatologista, já existem opções de cirurgias para transplante e implante capilar.
Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.
Possui alguma queixa capilar? Agende sua consulta aqui!