BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Cuidados para a pele no inverno

Border BLog

Com a chegada do inverno, o clima frio e seco é o grande responsável por deixar a pele mais ressecada. Nesta época é comum tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

 

Seguem algumas recomendações para ficar com a pele bonita e saudável durante essa estação do ano:

  1. A pele desidratada pode ficar com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes pode trazer benefícios em longo prazo.

  2. Dê preferência aos banhos não tão quentes e demorados, que ressecam mais a pele. Evite o uso de esponjas ou buchas que removem o manto de oleosidade natural da nossa pele.

  3. Existem disponíveis no mercado óleos e hidratantes específicos para serem usados no banho, são muito práticos! Limpam e deixam a pele hidratada.

  4. Durante o inverno, também é comum diminuir a ingestão de água, um grande erro!  Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo. Deve-se tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

  5. Os lábios geralmente são os primeiros a reclamar do frio, eles ficam ressecados e descamam. Por isso você também precisa hidratá-los, a orientação nesse caso é usar hidratantes labiais, existem inúmeras opções no mercado. É importante reaplicá-los constantemente.

  6. É importante prestar atenção nas extremidades da sua pele durante o inverno, principalmente os cotovelos e joelhos. A pele nesses locais é importante para proteger as articulações e garantir a amplitude dos movimentos, mas elas precisam de muita atenção, pois têm menos glândulas sebáceas e não produzem o óleo natural que lubrifica a pele como o resto do corpo. O ideal é fazer um tratamento intensivo no inverno, usando hidratantes que contenham ureia, glicerina, óleos e manteigas vegetais. Os mesmos cuidados valem para mãos e pés.

  7. Mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial.

  8. O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de agravarem algumas doenças da pele, como Dermatite Atópica e Dermatite Seborreica (caspa). Uma boa hidratação da pele e cuidados no banho são essenciais nessas situações.

  9. Procure seu dermatologista para uma rotina de cuidados com a pele; no inverno podemos usar ácidos e clareadores mais potentes, uma vez que não ficamos tão expostos ao sol.

  10. Essa é a estação mais indicada para vários procedimentos como peelings e tratamentos com laser, para problemas como manchas, rugas, cicatrizes de acne e estrias.

Fonte: conteúdo e imagem publicados, originalmente, no BrazilHealth Estadão em nome da Dra. Adriana Vilarinho no dia 30/05/2017 (réplica autorizada).

Tag: alimentação> banho> Cuidados> Cuide-se bem> dermatologia> Dica de Beleza> dicas> inverno> oleosidade> pele> saudável> tratamento>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.