BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Frio pode agravar os sintomas da rosácea

Border BLog
rosacea cuidados tratamentos adriana vilarinho

Vermelhidão no rosto nem sempre é, simplesmente, sinal de timidez. Você conhece a rosácea? É uma doença genética que leva à hiper-reatividade dos vasos da pele, especialmente nas pessoas de pele clara. Os vasos tendem a se tornar dilatados e fatores de inflamação são ativados, gerando  sintomas como flushing (ficar vermelho e quente em determinadas situações como em ambientes quentes e após tomar vinho ou chá), vermelhidão persistente, espinhas e espessamento da pele do nariz.

A sua origem não é totalmente compreendida, mas há fatores que desencadeiam e pioram a doença, como exposição solar, alterações hormonais, mudanças climáticas, fumo, álcool, cafeína, alimentos condimentados e apimentados. E o frio pode piorar o quadro com surgimento de vermelhidão persistente e lesões inflamatórias como espinhas, mesmo nessa transição de clima do início da primavera, quando as temperaturas ainda permanecem baixas em regiões como Sudeste e Sul.

Cuidados

Durante a época mais gelada do ano, quem sofre com o problema deve evitar banhos demorados e em água muito quente, além de bebidas e comidas picantes consumidas neste período. Mesmo nessa época, é fundamental usar filtro solar diariamente e manter a hidratação da pele com substâncias calmantes como água thermal, chá verde, camomila e aloe vera.

Existem inúmeros tratamentos, que variam de acordo com a gravidade da rosácea, e podem incluir produtos tópicos como filtro solar, hidratantes e calmantes, até antibióticos orais na fase aguda, com muita inflamação. Para alguns casos específicos, podem ser indicadas luz intensa pulsada e laser Nd-Yag micropulsado. Para o espessamento da pele, especialmente da região do nariz, os lasers fracionados podem ser eficazes.

Tag: destaque> pele>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.