BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Os 10 hábitos que envelhecem sua pele

Border BLog
LIFTING FACIAL

Já falamos aqui sobre a pesquisa realizada pelo Ibope onde 2 em cada 3 mulheres têm medo de envelhecer. Claro que este é um processo natural e acontecerá com todo mundo, mas existem alguns fatores que aceleram o envelhecimento da pele.
Você sabe quais são eles? As médicas da Clínica Adriana Vilarinho fizeram uma lista com 10 hábitos que você deve abandonar já, se quiser manter a pele linda e saudável - e quem não quer, não é mesmo?
 

  1. Se estressar

  Não são apenas os hormônios que se descontrolam, quando uma pessoa se estressa o sistema imunológico fica alterado, deixando a pele mais predisposta a doenças e infecções - como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo. Respire fundo, medite, caminhe… Evite o estresse!
 
  1. Beber pouca água

Além de favorecer a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele, ao se manter hidratada a pele mantém o viço e a firmeza. E pele flácida e opaca ninguém merece! O recomendado é consumir pelo menos 2 litros de água por dia.
 
  1. Dormir mal

O sono produz melatonina e hormônio do crescimento, que possui propriedades rejuvenescedoras. Você já percebeu que quando não dorme direito acorda com a pele sem viço e olheiras? Trate de dormir de 6 a 8 horas todas as noites. Ou alguma vez você viu a Bela Adormecida feia?
 
  1. Fumar

Com cerca de 4700 substâncias tóxicas em sua composição, já sabemos há tempos que o cigarro não faz bem - e não apenas para pulmões e o cérebro. Cada cigarro compromete a oxigenação da pele por até 90 minutos e o resultado é uma pele grossa, amarelada - por causa da nicotina - sem viço e opaca. O cigarro também favorece a perda de colágeno, levando à flacidez, além de provocar rugas ao redor dos lábios e dos olhos.
 
  1. Sedentarismo

Praticar exercícios físicos melhora a circulação sanguínea da pele, o metabolismo, combate o estresse (celulite, flacidez e gordura localizada também!) e melhora a qualidade do sono. O ideal é praticar 30 minutos por dia.
 
  1. Falta de alimentação ricas em antioxidantes

Os radicais livres são inimigos da pele e a melhor forma de combatê-los é apostar em uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais.
Alimentos poderosos: laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão, uvas escuras ou vermelhas.
 
  1. Consumo de açúcares e gordura

Existe um processo de envelhecimento celular (a glicação) que ocorre quando o açúcar se liga às proteínas da pele e provoca a rigidez destas proteínas (isso por causa do consumo excessivo de açúcar). Apesar da rigidez que ele provoca, o resultado é a perda de colágeno, causando flacidez e surgimento de rugas.  E o consumo de gordura a gente já sabe: vai parar na barriga, culotes, bumbum sob a forma de gordura localizada e celulite!
 
  1. Ignorar a poluição

O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando
protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
 
  1. Não usar protetor solar

Sempre falamos aqui da importância de usar o filtro solar - existe até um vídeo no youtube sobre isso!  Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. O excesso de exposição solar e, principalmente, a falta de proteção solar são as principais causas do envelhecimento da pele e de câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.
 
  1. Dispensar o hidratante

Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas - além da possibilidade de trazer consequências como dermatite e descamação.

  >> Veja outras reportagens:

Pesquisa sobre envelhecimento
Aprenda a fazer uma máscara caseira para atenuar rugas
Protetor solar: escolha o seu

Tag: pele>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo:



A Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.