BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Saiba como prevenir e identificar o câncer de pele

Border BLog
O câncer de pele é muito comum no Brasil, correspondendo a cerca de 33% dos diagnósticos dessa doença no país. 

Mais comum em pessoas de peles e olhos claros, albinas, com histórico familiar e que fazem exposição excessiva ao sol. O câncer de pele pode surgir de 3 tipos: carcinoma basocelular, o mais comum, carcinoma espinocelular e o melanoma, menos frequente, porém o mais perigoso. 

Saiba como identificar o câncer de pele

O câncer de pele pode ter o aspecto de uma pinta, uma pequena alergia ou outras alterações aparentemente benignas da pele. Para o diagnóstico, é fundamental fazer periodicamente a avaliação da sua pele, junto ao seu dermatologista, para saber em quais áreas existem esses sinais, pois isso fará toda a diferença na hora de detectar qualquer tipo de alteração suspeita, e o dermatologista, com a consulta e os exames complementares, poderá diagnosticar corretamente.

Além de frequentar periodicamente um dermatologista, é preciso proteger-se muito bem do sol.

Recomendações para prevenção do câncer de pele


Usar chapéus, camisetas e óculos escuros.

Evitar a exposição solar entre 10h e 16h (atenção para o Horário Brasileiro de Verão). Nessa faixa de horário prefira permanecer na sombra.


Na praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.


Use filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão com exposição solar. Utilize um produto que proteja contra radiações UVA e UVB e que tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.


Reaplique o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplique pela manhã e reaplique antes de sair para o almoço.


Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas. 



Fonte: Publicado originalmente no Blog Letra de Médico, Veja.com.

Quer fazer um diagnóstico completo da sua pele? Agende sua consulta aqui! 

Quer saber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamentos de pele? Veja mais no Blog da Vilarinho!

Tag: adriana vilarinho> câncer> câncer de pele> clínica dermatológica> Dermato do Bem> dermatologia> Dezembro Laranja> Doenças> doenças de pele> Doenças de pele> pele> projeto verão> sol> Câncer de pele> filtro solar> cuidados com a pele> exposição ao sol>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.