BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Você sabe a diferença entre estria branca e vermelha? E como tratar?

Border BLog

Preocupação de muitas mulheres, a estria é uma alteração cutânea bastante frequente, que costuma aparecer principalmente na barriga, no bumbum, nos flancos, nas coxas e nos seios.

 O problema é ocasionado pela distensão da pele, que gera ruptura das fibras elásticas da região acometida. Surge geralmente durante o crescimento na adolescência, na gravidez, devido ao ganho de peso ou uso de alguns medicamentos – situações em que há estiramento abrupto da pele. A genética também tem um papel na sua formação, explicando porque algumas pessoas desenvolvem mais estrias que outras.

 A diferença entre a estria vermelha e a estria branca

 Há dois tipos de estrias: as rubras (vermelhas) e as albas (brancas). As duas são ocasionadas pelo mesmo motivo – distensão da pele, e podemos dizer que as marcas brancas são uma "evolução" das vermelhas.

Quando a lesão na pele surge, ela está mais ativa e há mais inflamação local, por isso apresenta a cor avermelhada ou violácea. Com o passar do tempo, a estria vai ganhando um aspecto de cicatriz, esbranquiçada e pode alargar. Vale lembrar que a condição pode ser atrófica – causando pequenas depressões na superfície da pele — ou elevadas.

 Evoluem posteriormente para lesões esbranquiçadas e podem alargar com o passar do tempo.

 Tratamento para estrias

 Existem muitas opções terapêuticas para a condição e garantir uma boa hidratação da pele é fundamental, tanto para o tratamento quanto para a prevenção do problema, especialmente em situações em que já se prevê o estiramento da derme, como na gravidez.

 Cremes à base de ácidos prescritos pelo dermatologista, para uso tópico em casa, auxiliam na melhora do aspecto dessas lesões. No consultório, há a opção de:

Tratamento com luz intensa pulsada (na fase avermelhada);

Lasers fracionados ablativos ou não ablativos (tanto para a estria vermelha quanto a branca).

 Alguns tratamentos têm restrição para uso na gravidez, mas na consulta o dermatologista irá avaliar quais as opções disponíveis para a gestante.

 Na fase inicial, com as estrias ainda avermelhadas, os tratamentos são mais eficazes, por isso, ao notar o surgimento do problema, busque por um especialista!

 

Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.

Quer tratar estrias? Agende sua consulta aqui!

Quer saber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamentos da pele? Veja mais no Blog da Vilarinho

Tag: estrias> tratamento para estrias> cuidados com a pele> tratamento estético>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.